ter. abr 7th, 2020

cuboPOP | Últimas notícias da música, cinema e TV

Música pop, cultura, famosos, televisão, TV, cinema, geek, games, tecnologia

Neopets completa 20 anos; Jogo foi pioneiro para os navegadores web

Neopets 20 anos

Bichinhos virtuais entraram na casa dos 20. (Imagem: Divulgação)

O ano era 2006. Você acordava, apertava o botão do PC com monitor de tubo, esperava cinco minutos enquanto o Windows XP demorava para iniciar, abria uma janela do Internet Explorer e finalmente entrava no mundo do Neopets. Caso você tenha sido criança na década passada, talvez tenha se identificado com a descrição anterior. Fez parte de uma geração que cresceu em frente ao computador.

O jogo, lançado em 15 de novembro de 1999 e pioneiro dos games na plataforma dos navegadores web, completa exatamente 20 anos hoje. A premissa do Neopets – que existe até hoje – pode parecer muito simples: você cria um bichinho virtual, disponível entre 54 espécies e mais de 200 cores diferentes, e cuida dele em aspectos como saúde, alimentação, educação e força para brigar contra os vilões do mundo virtual.

Mas, na verdade, o Neopets é muito mais complicado do que isso. Lá dentro existe toda uma sociedade com uma economia virtual sólida, onde é possível se dedicar a diversas áreas de interesse diferentes. Sempre estimulando a criatividade e o consumo através do esforço. Com metas para alcançar, eventos mensais para cumprir e itens difíceis para colecionar, você nunca fica sem o que fazer dentro do Neopets.

Em seu auge, o jogo conseguiu se transformar numa franquia, com lançamentos de brinquedos de pelúcia no mundo real, além de videogames para consoles como The Darkest Faerie (em 2005, para PlayStation 2) e Puzzle Adventure (em 2008, para PC, Nintendo Wii e DS). Hoje, o site tenta sobreviver com aplicativos relativamente recentes, como Ghoul Catchers (em 2015) e Legends & Letters (em 2019).

O impacto do Neopets na história da internet vai muito além do que é possível imaginar. Ele influenciou toda uma geração de desenvolvedores de jogos, com suas rodas coloridas para girar e truques para manter os usuários voltando diariamente para jogar – tática usada até hoje na indústria dos games. Além de ter influenciado milhares de crianças a escolherem carreiras nas artes e na comunicação.

Se você estiver com saudades dos Neopets e quiser dar uma volta por Neopia, as notícias são boas: o site anunciou na San Diego Comic Con deste ano que finalmente receberá uma versão mobile no ano que vem. Confira a prévia:

Espalhe a palavra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *